17 de março de 2011

"Vamos ajudar a partilhar..."

Hoje recebemos a 3.ª visita da formadora de Matemática da nossa professora.
Para começar ouvimos a história "A casa da Mosca-Fosca".

Como a história não teve um final feliz, a professora decidiu dar um novo final, e para isso coube-nos a nós ajudar a fazer os desfecho da história. O desafio foi o seguinte: como o urso comeu o bolo do lanche da Mosca-Fosca, ela decidiu partilhar um saco com 72 rebuçados, pelos 8 convidados, incluíndo o urso (sim, porque "não faças aos outros, o que não gostas que te façam a ti!"), e para isso nós tinhamos que dizer à mosca quantos rebuçados podia dar a cada amigo!
Dividimo-nos em grupos de 8 alunos (um dos grupos só tinha 7 alunos) e com a ficha de trabalho e um saco de rebuçados metemos mãos à obra!


No final descobrimos três estratégias  para ajudar a Mosca a DIVIDIR os seus rebuçados. Discutimos os resultados e verificámos qual das três era a estratégia mais eficaz.

No final "dissemos" à Mosca-Fosca que tinha de dar 9 rebuçados a cada um dos amigos.

Com todo este trabalho descobrimos uma nova forma de trabalhar a Matemática, através de palavras como: partilhar, distribuir, repartir e DIVIDIR.
No final do dia ainda tivemos de ajudar a professora a descobrir como podia distribuir um saco de 72 rebuçados pelos 24 alunos...e lá fomos todos contentes com 3 rebuçados cada um!

1 comentários:

Fátima Gonçalves disse...

Olá Pimponas e Pimpões!!!!
que belos rebuçadinhos... mnhan!mnhan!
Que bom saber repartir... às vezes calha-nos qualquer coisa...
Beijinhos da profª Fátima (da Matemática)

Enviar um comentário