22 de março de 2011

Fichas de Avaliação - 2.º Período

DATAS
Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa - 28.março.2011
Ficha de Avaliação de Matemática - 29.março.2011
Ficha de Avaliação de Estudo do Meio - 31.março.2011

MATRIZES
Língua Portuguesa 
  • Ler um texto;Aplicar regras ortográficas; 
  • Interpretar o texto.
  • Responder a um questionário sobre o texto lido;
  • Completar lacunas em frases de acordo com o texto;
  • Associar expressões com o mesmo significado;
  • Conhecer o alfabeto;
  • Ordenar palavras alfabeticamente;
  • Descobrir o plural / singular de palavras/frases;
  • Associar palavras com significado contrário;
  • Formar famílias de palavras; 
  • Produzir um pequeno texto, partindo de leituras realizadas, de um tema dado e seguindo instruções;
  • Dar um título ao texto produzido.
  • Ilustrar o texto produzido. 
Matemática
  • Efectuar contagens por ordem crescente e decrescente
  • Estabelecer relações de ordem entre os números e utilizar a simbologia >;<, =.
  • Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes
  • Explorar situações que conduzam à descoberta da multiplicação a partir da adição de parcelas iguais.
  • Memorizar as tabuadas da multiplicação por 2, por 3,por 4 e por 5.
  • Relacionar a dezena e a centena com a unidade
  • Resolver situações problemáticas, utilizando a adição, a subtracção e a multiplicação.
  • Desenhar figuras simétricas, em papel quadriculado, escolhendo um eixo de simetria.
  • Traçar itinerários entre dois pontos numa grelha desenhada no quadro e/ou em pa¬pel quadriculado.
  • Reconhecer a necessidade de escolha de uma unidade para efectuar medições.
  • Determinar o número de unidades necessárias para a recobertura dessas superfícies.
Estudo do Meio
 
À descoberta dos outros e das instituições

  • Conhecer e aplicar regras de convivência social;
  • Respeitar os interesses individuais e coletivos;
  • Conhecer e aplicar normas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso, vota-ção;
  • Identificar profissões e respetivas funções de elementos da comunidade
  • Identificar serviços da comunidade: coletividades, serviços de saúde, correios, ban¬cos, organizações religiosas, autarquias...
À descoberta do ambiente natural
  • Identificar as partes que constituem as plantas e respetivas funções e características
  • Identificar animais e suas características.
  • O tempo que faz;
  • Reconhecer alguns estados de tempo;
  • Relacionar as estações do ano com os estados do tempo;
  • Reconhecer a existência do ar e o seu movimento.

0 comentários:

Enviar um comentário