Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa - 28.março.2011
Ficha de Avaliação de Matemática - 29.março.2011
Ficha de Avaliação de Estudo do Meio - 31.março.2011
MATRIZES
Língua Portuguesa
- Ler um texto;Aplicar regras ortográficas;
- Interpretar o texto.
- Responder a um questionário sobre o texto lido;
- Completar lacunas em frases de acordo com o texto;
- Associar expressões com o mesmo significado;
- Conhecer o alfabeto;
- Ordenar palavras alfabeticamente;
- Descobrir o plural / singular de palavras/frases;
- Associar palavras com significado contrário;
- Formar famílias de palavras;
- Produzir um pequeno texto, partindo de leituras realizadas, de um tema dado e seguindo instruções;
- Dar um título ao texto produzido.
- Ilustrar o texto produzido.
Matemática
- Efectuar contagens por ordem crescente e decrescente
- Estabelecer relações de ordem entre os números e utilizar a simbologia >;<, =.
- Ordenar números inteiros em sequências crescentes e decrescentes
- Explorar situações que conduzam à descoberta da multiplicação a partir da adição de parcelas iguais.
- Memorizar as tabuadas da multiplicação por 2, por 3,por 4 e por 5.
- Relacionar a dezena e a centena com a unidade
- Resolver situações problemáticas, utilizando a adição, a subtracção e a multiplicação.
- Desenhar figuras simétricas, em papel quadriculado, escolhendo um eixo de simetria.
- Traçar itinerários entre dois pontos numa grelha desenhada no quadro e/ou em pa¬pel quadriculado.
- Reconhecer a necessidade de escolha de uma unidade para efectuar medições.
- Determinar o número de unidades necessárias para a recobertura dessas superfícies.
Estudo do Meio
À descoberta dos outros e das instituições
- Conhecer e aplicar regras de convivência social;
- Respeitar os interesses individuais e coletivos;
- Conhecer e aplicar normas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso, vota-ção;
- Identificar profissões e respetivas funções de elementos da comunidade
- Identificar serviços da comunidade: coletividades, serviços de saúde, correios, ban¬cos, organizações religiosas, autarquias...
- Identificar as partes que constituem as plantas e respetivas funções e características
- Identificar animais e suas características.
- O tempo que faz;
- Reconhecer alguns estados de tempo;
- Relacionar as estações do ano com os estados do tempo;
- Reconhecer a existência do ar e o seu movimento.
0 comentários:
Enviar um comentário