29 de setembro de 2011

Se eu fosse uma folha de outono

A folha viajante


"Viajando pela Europa a folha Lucas parou em França, foi ver a torre Eiffel e depois foi ver a torre de Pisa.
A folhinha Lucas ficou muito contente não queria que o vento parasse de soprar.
A folhinha Lucas foi parar a Inglaterra, onde estava muito frio! De repente um vento forte fez com que caisse numa chávena de chocolate quente e disse:
- Hummmm, aqui está muito melhor e até consigo ver o Big Ben!
Com mais uma rajada de vento, a folhinha Lucas volta da sua grande aventura."
                                                                                                                                       Lucas Salum

"Se eu fosse uma folha de Outono era alaranjada, porque quando o Outono chegou comecei a perder a minha cor verde.
Um dia o vento soprou mais forte e caí da árvore. Sabem onde cai? Eu caí num jardim. Nesse jardim havia um lago e nesse lago existiam muitos patos. O vento voltou a soprar com força e levou-me para o lago.
Os patos pensaram que eu era comida e tentaram comer-me até que viram que eu era uma folha e deixaram-me em paz.
Entretanto fiquei a boiar em cima da água e gostei de estar lá até que adormeci e lá passei o resto do meu tempo."
                                                                                                                                          Lara Félix

"Se eu fosse uma folha de Outono seria vermelha, esperta e grande. Seria de uma árvore mágica e o seu poder  é dar frutos de mês em mês! Eu fazia muitos amigos e amigas.
Um dia eu caí e um menino levou-me para a sua casa, quando chegámos à sua casa, colecionou-me e pôs-me num livro, eu disse:
-Au!
E o menino ficou espantado e disse:
-Hã! O quê?
E eu disse:
- Ei! Isso dói.
- Tu falas?
-Claro que falo, para já eu vivia numa árvore mágica e caí, tu levaste-me e tentaste esmagar-me agora ia morrendo achas isso bem? Olha bem para mim agora podemos ser amigos para sempre não é?
- Pois é! Tens razão.
-Eu sou esperta sabias?
-Ááááááááá….!
E viveram felizes para sempre."
                                                                                                                                           Filipe Leitão
 A visita a Itália
"Eu sou uma folha de Outono, redonda, vivo numa árvore de folha caduca chamada nogueira. Eu chamo-me Lili e o meu sonho era que o vento me tirasse desta árvore e eu fosse conhecer o mundo. Um dia o vento forte chegou e disse assim:
-Saiam da frente, o vento vai passar.
Todas as folhas gritaram de medo mas eu abri os braços e as pernas, fechei os olhos e comecei a voar.Num segundo já estava em Itália. Quando cheguei queria ir a Torre de Pisa, ao Coliseum…
Depois o vento trouxe-me de volta à árvore e fui contar às minhas amigas a minha grande aventura."
Vanessa Guz


"Se eu fosse uma folha de Outono vivia num castanheiro, era amarela e chamava-me Pimentinha. Com o Outono chegaram os dias mais curtos, frios e chuvosos. Num desses dias por causa do vento forte que soprava eu cai da árvore e uma menina de cabelo comprido e castanho que vestia um vestido roxo apanhou-me e levou-me para sua casa. Depois fez-me uma árvore, para ser a minha casa e enfeitar o seu quarto. Essa menina chamava-se Madalena e morava numa casa amarela de telhado vermelho perto da floresta onde eu nasci." 
Carolina Afonso


“Quando  o Outono estava a começar, uma das mais bonitas Estações do ano, uma pequena folha de cor vermelha era o que eu gostava de ser.
Também gostava de ser levado pelo vento para muito longe da minha árvore de castanhas, ir parar a um grande parque onde houvesse muitas crianças e que uma delas me levasse
para casa e me colasse numa folha, para assim eu ficar imortal.”
Diogo Lourenço


"Se eu fosse uma folha de Outono gostaria de ter muitas cores, por exemplo: vermelho, castanho, verde, roxo, amarelo.
Todas as pessoas gostavam das minhas cores, por isso, as outras folhas tinham ciúmes porque era muito bonita.
Se eu fosse uma folha de Outono com essas cores todas gostava de enfeitar os jardins e as casas das pessoas para ficarem mais felizes, pois o Outono é uma estação um pouco triste, pois os dias são mais curtos devido a escurecer mais cedo e as pessoas ficam mais tristes."
Tomás Caseiro

"Era uma vez um menino que estava com a irmã e viram um monte de folhas e lá no topo estava eu e o meu grupo de amigos. Um dos meus amigos e  eu fomos pelo ar e eu fui
parar em cima de uma árvore.
 Lá em cima da árvore estava um ninho com ovos!
Os dois irmãos saltaram para cima de mim e quando eu olhei para o ninho os ovos iam abrir. Depois vi o pássaro e ele não tinha penas só tinha pele.
Passados alguns anos o pássaro era grande e tinha uma namorada que era
cor-de-rosa. Mais tarde tiveram filhos e ficaram muito felizes.
Depois veio um vento forte e levou-me para o meu grupo e eu estava muito feliz por voltar a ver os meus amigos."
Tomás Filipe


"Se eu fosse uma folha de Outono, o vento levava-me aos Estados Unidos, a Itália e ao Brasil… lugares onde eu gostava de poder ir.
Se eu fosse uma folha de Outono, teria muitas cores, amarelo, vermelho, castanho, que me mascaravam na minha viagem pelo mundo.
Se eu fosse uma folha de Outono, não ficava triste quando o vento me abraçasse e me levasse com ele, para nascer outra vez, mas numa terra diferente, numa outra Primavera."
Madalena  Antunes Pinho     


"Se eu fosse uma folha de Outono eu era castanha, média, dois bicos na esquerda, dois bicos na direita e um grande bico no topo.
Viveria num Pinhal e seria simpática e bonita.
Certo dia houve um vendaval e eu fui levada até ao rio que tinha uma cascata.
Depois de cair da cascata cheguei à cidade que tinha uma árvore.
- Olá, está aí alguém? - perguntei à árvore.
Mas só depois percebi que era uma árvore artificial.
Quando quis voltar para casa, fiz um barco com um tronco, um banco de rolha, mas não sabia o que poderia ser a vela…
Até que tive uma ideia, ser eu a vela.
E lá fui eu todo contente para casa."
Vasco Caldeira


"Uma manhã de outono
Eu vivia num castanheiro no meio de uma floresta.
Era Outono. Os dias ficavam mais pequenos. Numa manhã o céu estava a mudar de cor e eu sabia que os dias estavam mais pequenos mas ainda era de manhã e eu pensei, pensei e pensei e lembrei-me de uma coisa... eram as nuvens que estavam carregadas de água.
Começou a chover e a campainha da escola começou a tocar e os meninos entraram. Eu não apanhava água porque estava cá em baixo das outras folhas.
Quando o outono começa, a chuva cai, os dias ficam mais pequenos, as folhas ficam castanhas e as aulas começam."
Carlota vale


"Se eu fosse uma folha de Outono, seria “filha”de um carvalho, seria vermelha e vivia numa quinta.
Certo dia uma grande ave, uma cegonha, encontrou-me e disse :
-Esta folha é perfeita para o meu ninho, já está caída  no chão e meio seca.
Quando cheguei no bico da cegonha lá estava um ninho enorme cheio de pauzinhos e duas enormes bolas brancas no centro, que seriam?
Só no dia seguinte é que descobri o que eram.
Durante a noite, nasceram duas cegonhas pequeninas…
 Todos os dias, todas as noites, os pais  davam-lhes comida e água.
Ao fim de pouco tempo as aves começaram a voar e deixaram a sua “casinha”.
E nesse momento veio uma brisa e voaram todas as folhas do ninho."
Nota - Esta história é da minha imaginação, porque este animal nunca poderia fazer ninho no Outono (os filhotes não tinham tempo para crescer e se tornarem fortes para o inverno)

André Fonseca

"Se eu fosse uma folha de Outono estava sempre a mudar de cor: amarela, vermelha etc.
Mas um dia fiquei diferente, e fiquei azul…o que não é normal. Todas as folhas ficam amarelas, vermelhas ou castanhas. Disse para mim própria:
-Eu não posso ir lá para fora azul. Vão todos gozar comigo. Tenho os olhos e o cabelo castanho. Não fica nada bem! E tenho só três anos. Sabem, aqui no Vale das folhas há uma regra que é ser da cor da idade. E por isso eu tenho que voltar a ser castanha rapidamente. De tanto procurar a minha cor comecei a transpirar e fui tomar banho. Quando acabei fui até ao espelho já estava castanha. Fui dar a todos a boa notícia.
E assim foi a caça à cor da folha de Outono."
Beatriz Batista
"Eu sou uma folha de outono. Sou redonda e muito bicuda, Tenho sete bicos e sou caduca. Num dia cheio de sol eu estava numa árvore com os meus amigos a conversar e depois o Miguel caiu e partiu o braço.
Entretanto eu chamei a ambulância e depois fui para casa esperar pelas novidades do Miguel."                                                                                                                                    Nicolas Petran

0 comentários:

Enviar um comentário